Urbanização de Florianópolis e suas problemáticas
O povoamento de Florianópolis foi iniciado por meio da colonização portuguesa no Brasil, e a sua cultura foi fortemente influenciada pela presença de imigrantes europeus, que vieram para o estado em busca de condições de vida melhores.
Isso fez com que o crescimento, especialmente das regiões mais afastadas, acontecesse com pouca atenção do poder público, proliferando-se loteamentos irregulares em compridas e estreitas áreas rurais, formando as chamadas “espinhas de peixe”, pelas das inúmeras vias partindo de uma única transversal.
Com o processo de urbanização no Brasil, que foi intensificado nos anos 30 e acelerado a partir de meados da década de 60, ocorreu uma forte migração das áreas rurais para os centros urbanos, e isso aumentou a demanda por moradias. Isso ocorreu também em Santa Catarina e na Região Metropolitana de Florianópolis. Ocorreram transformações intensas no espaço urbano regional e também na indústria da construção civil. Esta expansão urbana teve início no final da década de 60, começando pela Capital do Estado, passando depois pelo município de São José, estendendo-se, posteriormente, aos municípios de Palhoça e de Biguaçu.
Comentários
Postar um comentário